5 motivos para beber água todos os dias

A água tem papel importantíssimo no corpo e a quantidade mínima indicada é 2 a 3 litros por dia

Saúde
Publicado em: 03/10/2018

Pode parecer bobagem, mas muitos não consomem a quantidade de água diária indicada para o bom funcionamento do nosso organismo. “A água tem papel importantíssimo no corpo e a quantidade mínima indicada é 2 a 3 litros por dia. A falta de hidratação pode gerar problemas”, comenta o médico Aier Adriano Costa, coordenador da equipe do Docway.

Segundo o especialista, 72% do nosso organismo é composto de água, o que torna o seu consumo ainda mais importante. “As pessoas precisam entender a importância do consumo da água. É um assunto muito batido, mas percebemos que o hábito de se hidratar com água ainda encontra muita resistência. Um corpo hidratado corre muito menos riscos de sofrer com inúmeros problemas”, completa.

Se você ainda não está convencido disso, confira, a seguir, cinco motivos pelos quais devemos beber água todos os dias.

1 - Evita doenças:

quando não consumimos a quantidade recomendada, podemos ter quadros de desidratação crônica, que levam ao envelhecimento precoce e podem colaborar com o aparecimento de doenças como as alergias (asma), doenças intestinais, enxaqueca e artrite reumatoide.

2 - Auxilia no controle da pressão sanguínea:

a água tem papel importante na densidade do nosso sangue, quando consumimos pelo menos o mínimo recomendado (2 litros diários), ela se torna um importante regulador da nossa pressão sanguínea.

3 - Regula o intestino:

ela ajuda na hidratação das fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento do intestino. A não ingestão de água pode levar à prisão de ventre e outras doenças intestinais e metabólicas.

4 - Melhora o funcionamento dos rins:

a ingestão de água é uma das melhores formas de evitar as temidas pedras nos rins. A ingestão na quantidade indicada facilita o trabalho dos órgãos na excreção de nutrientes desnecessários.

5 - Transporta nutrientes:

além das outras funções, a água facilita o transporte de nutrientes e de algumas vitaminas pelo nosso corpo. A baixa ingestão pode dificultar essa tarefa, evitando que esses nutrientes cheguem de forma adequada a todas as células, deixando-as enfraquecidas.