Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo

Segundo a OMS, 9,3% dos brasileiros convivem com a patologia. Contato com a natureza ou animais traz sensação de bem-estar e plenitude

Saúde
Publicado em: 28/09/2018

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 9,3% dos brasileiros apresentam sintomas de ansiedade. O país é o líder mundial na patologia, apresentando números três vezes maiores à média mundial. Na América do Sul, por exemplo, os índices brasileiros superam países que se encontram em estado alarmante quando o assunto é ansiedade, entre eles Paraguai (7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%).

Hoje, os transtornos derivados da ansiedade já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil. Os gastos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais.

De acordo com o médico da família do aplicativo Docway, Massimo Colombini, acredita-se que esses números são decorrentes dos conflitos socioeconômicos, da violência, do trânsito caótico nas grandes cidades e, ainda, da instabilidade política. Esses fatores geram grande tensão na população, situação que se agravou nos últimos anos.

Mas afinal de contas, o que é ansiedade, quais seus sintomas, e como previr? O médico explica que a ansiedade é uma resposta subjetiva ao estresse sofrido por um indivíduo. Para a medicina existem dois tipos de transtorno: o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Síndrome do Pânico, ambos constituem doenças graves e precisam ser tratados por um psiquiatra, com o uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas, e em alguns casos, com a possibilidade de cura.

Quanto aos sintomas, o médico explica que eles podem variar de acordo com cada paciente. “Os sintomas são variáveis, desde sensação de angústia, mal-estar, coração acelerado, desatenção, tremores, entre outros. O que pode levar a sentimentos de grande desespero com prejuízos a vida de quem sofre com esse transtorno”, comenta o médico.

Dicas para controlar a ansiedade:

1.Pratique atividades físicas: nosso corpo produz endorfina, hormônio que propicia sensação de bem-estar, satisfação e relaxamento;

2.Beba água: considerada um “calmante” natural, é fundamental e ajuda no controle da ansiedade;

3.Respire lentamente: o simples fato de respirar lenta e profundamente algumas vezes acalma;

4.Conversar/desabafar com pessoa amiga, profissional de saúde, terapeuta ou coach: resulta em grandes benefícios e pode contribuir para reduzir bastante a ansiedade;

5.Atividades em contato com a natureza ou animais: traz paz e sensação de plenitude para a maioria das pessoas;

6.Técnicas de meditação ou atividades de relaxamento: mindfulness, yoga, pilates, exercícios de alongamento e Lian Gong;

7.Música e dança: são atividades excelentes, procure uma de que você goste;

8.Atividades artísticas e culturais: desde fazer um simples desenho, escrever poesia, crônica ou história, até pintar quadros, atividades manuais ou artesanato podem trazer grandes benefícios;

9.Compreender que “preocupações” muitas vezes são apenas “pré-ocupações”, assim o simples fato de refletir em cada situação que gera ansiedade se existe algo a ser feito naquele determinado momento.

10. Reconnective healing/ cura reconectiva: desenvolvida nos Estados Unidos e utilizada no mundo todo, promove bem-estar, equilíbrio físico e emocional.