Descomissionamento de barragens será tema de audiência

Comissão da ALMG quer saber em que estágio estão intervenções nas estruturas em Barão de Cocais e Macacos
Da redação* - redacao@souecologico.com
Mineração
Publicado em: 13/08/2019

Com o objetivo de debater o descomissionamento das barragens de Gongo Soco, em Barão de Cocais (Região Central), e B3/B4, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia de Minas Gerais se reúne amanhã (14/08), em audiência pública. O requerimento foi feito pelo deputado João Vítor Xavier (Solidariedade).

Nos meses de fevereiro e março, moradores de áreas possivelmente atingidas pelo iminente rompimento dessas estruturas foram retirados de suas casas. Em Barão de Cocais, estão sendo executadas obras emergenciais para conter o avanço da lama, caso necessário. Intervenções da mesma natureza serão realizadas em Macacos e devem durar um ano.

Foto: Arquivo / ALMG
Foto: Arquivo / ALMG

O descomissionamento das barragens consiste no seu esvaziamento e sua reintegração ao ambiente. De acordo com o deputado João Vítor Xavier, a sociedade não tem informações consistentes sobre essas intervenções e a real necessidade dos muros de contenção de rejeitos que estão sendo erguidos.

Para debater a questão, foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, o diretor de Reparação e Desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein, representantes do Ministério Público e de entidades relacionadas ao meio ambiente.

* Com informações da ALMG.


Postar comentário