Ecofit e SAVE Brasil refletem sobre a conservação das aves brasileiras

Exposição interativa vai informar sobre o papel ecossistêmico das aves no meio ambiente

Meio Ambiente
Publicado em: 09/11/2018

Primeira academia ecológica do país, a Ecofit fechou parceria com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) para incentivar as pessoas a refletirem sobre a importância desses animais.

Para isso, promoverá a exposição interativa “Aves brasileiras: das ameaçadas às urbanas”, que informará, também, sobre o papel que elas têm no meio ambiente. “Nossa iniciativa vem ao encontro das celebrações do Ano das Aves (Year of the Bird). E exposição reunirá fotos de aves brasileiras ameaçadas de extinção e espécies que podem ser avistadas na cidade de São Paulo”, informa Toni Gandra, fundador da Ecofit.

O Brasil tem 1.919 espécies de aves, 173 delas ameaçadas de extinção. As fotos foram cedidas por Amigos da SAVE Brasil, que contribuem com os seus programas e projetos. Para a instituição, contar com parceiros como a Ecofit é fundamental para atrair novos membros para seu Programa de Amigos.

“A contribuição da sociedade civil é muito importante para o trabalho de conservação das aves brasileiras. Por isso, é essencial difundir nossos objetivos e a importância da nossa missão: conservar as aves e os ambientes, conectando as pessoas à natureza”, explica Monica Theiser, Gerente de Desenvolvimento Institucional da entidade.

A mostra será exibida na Ecofit Cerro Corá, em Alto de Pinheiros, entre os dias 5 e 10 de novembro, e na Ecofit Aclimação, de 3 a 8 de dezembro. A grande atração da iniciativa será um móbile em formato de ave gigante, que receberá os visitantes. Diariamente, entre 8h e 10h, um técnico da SAVE Brasil estará presente na Ecofit Cerro Corá para apresentar a exposição aos alunos e esclarecer eventuais dúvidas. Na Ecofit Aclimação, ele estará presente nos dias 3 e 4 de dezembro, entre 18h e 20h.

“As aves abrem caminho para oferecer conhecimento às pessoas conhecimento, habilidade para aprender com atividades ao ar livre e, assim, experimentar os benefícios físicos, mentais e sociais do contato com a natureza”, frisa Monica, lembrando que esses resultados do contato com as aves estão em sintonia com a filosofia da Ecofit, focada no bem-estar e na saúde.