Escolas "verdes" estimulam o amor à natureza

Alunos têm aula de agroecologia e aprendem a cuidar dos animais

Educação Ambiental
Publicado em: 06/08/2018

Plantar uma muda, cuidar da horta, preparar uma compostagem. Atividades que passam longe da maioria dos colégios fazem parte do dia a dia do Instituto Educacional Ouro Verde (INOV), em Nova Lima. Todas essas experiências mostram como a escola tem o olhar voltado para o cuidado com terra, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações.

Diretora de Ecologia da Associação Mantenedora da escola, Izabel Stewart explica que a matéria de Agroecologia é tratada como uma disciplina semelhante a Matemática, Português ou História.

O currículo, segundo ela, acompanha as fases de desenvolvimento de cada faixa etária. No Jardim de Infância, as crianças ouvem histórias sobre a terra e têm a chance de observar atentamente a natureza, passeando pela Mata do Jambreiro, onde a escola está localizada.

No Ensino Fundamental, os alunos aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas, tem aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita. Além disso, cultivamos o cuidado com a alimentação e a gestão de resíduos, estabelecendo uma coerência entre o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela saúde do próprio corpo”.

Também engajada com a educação ambiental, a Escola Bilboquê em BH estimula as crianças a terem o respeito e cuidado com os animais:desde os cães e gatos que moram na rua, do passarinho que pousa nos fios elétricos e até mesmo da joaninha que vive no quintal. Recentemente inaugurou, há dois meses, um espaço pet. Os pequenos têm a chance de se transformarem em veterinários e brincarem com bichinhos de pelúcia que “demandam” cuidados.

Maca, estetoscópio, injeções e uma maleta de remédios são alguns dos objetos que eles têm em mãos para tratarem os animais. A proposta, segundo a diretora pedagógica Maria Claret Lamounier Elias, é que por meio do faz de conta, os alunos desenvolvam o senso de cuidado e zelo.

Professora do 1º período, Alessandra Márcia Diniz de Saraiva garante que as atividades no espaço pet têm sido um sucesso entre a meninada. Pelo menos uma vez na semana, os estudantes da turma de 4 e 5 anos deixam a sala de aula tradicional para uma atividade no local.

Agroecologia

Segundo o portal ECycle, o termo "agroecologia" é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos. É uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, ambientais, energéticas e éticas.