Mc Donald’s reforça participação na hora do planeta pelo 10° ano consecutivo

Marca reforça seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável por meio de diversas iniciativas

Educação Ambiental
Publicado em: 23/03/2018

O McDonald’s Brasil participa pelo 10º ano consecutivo da Hora do Planeta, ação promovida pela WWF para instigar o debate sobre o aquecimento global. Em apoio a esta causa, neste sábado (24), todos os restaurantes do país vão apagarseus luminosos externospor 60 minutos. A iniciativa simbólica reforça o compromisso da marca com iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

A empresa mantém seu compromisso com o meio ambiente em diversas ações locais, incluindo a implementação de iluminação LED nos restaurantes, que desde 2016 ajuda a reduzir 60% do consumo de energia em todas as redes da marca no Brasil. Além disso, o McDonald’s tem implementado o Projeto de Otimização do Uso de Água, que consegue economizar cerca de 700 litros de água por dia em cada unidade, com a reutilização do líquido de condensação dos equipamentos de ar-condicionado para a irrigação de plantas, lavagem de áreas externas e limpeza do salão. A companhia também trouxe painéis solares que aquecem a água para limpeza de equipamentos, assim como películas transparentes nos vidros que ajudam a reter o calor, reduzindo o uso do ar-condicionado.

“Buscamos trazer soluções simples, porém eficazes. Queremos mostrar que a sustentabilidade não é algo difícil de ser aplicada – com pequenas ações, como a reutilização de água, ou redução do consumo de energia, conseguimos conquistar números impressionantes e fazer a diferença para o planeta”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes McDonald´s em 20 países da América Latina.

Além do Brasil, outros países da América Latina onde a marca está presente também participarão, apagando mais de 2 mil luminosos neste período.

Scale for Good

Também nesta semana, o McDonald’s se tornou a primeira rede de restaurantes do mundo a assinar um compromisso global de combate às mudanças climáticas. A companhia se compromete a diminuir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, além de 20% em toda sua cadeia de suprimentos dentro do mesmo período.

Ao todo, serão 11 milhões de toneladas de CO2 que não alcançarão a atmosfera, equivalente ao impacto da plantação de 3 bilhões de árvores, ou 25 milhões de carros fora das ruas e estradas.

A ação faz parte da iniciativa Scale for Good, que usa toda a força, tamanho e alcance da marca para impulsionar o progresso onde é mais relevante. A ‘escala para o bem’ tem como premissa dar ao McDonald’s a responsabilidade e oportunidade de agir em alguns dos desafios sociais e ambientais mais urgentes da atualidade.

“Esperamos que nossos esforços possam impulsionar mudanças reais, dentro e fora da nossa rede comercial. Queremos dar as ferramentas e caminhos para que nossos milhões de clientes, funcionários, franqueados, fornecedores e outros parceiros também façam parte desse processo”, finaliza Lima.

Sobre a WWF

Com sede na Suíça, a Rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Europeia.Com quase cinco milhões de associados distribuídos em cinco continentes, a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, atuando ativamente em mais de cem países, nos quais desenvolve cerca de 2 mil projetos de conservação do meio ambiente. Hoje, a instituição pode afirmar confortavelmente que teve um papel crucial na evolução do movimento ambientalista mundial.