Frutas da estação: conheça os alimentos de outubro

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, pois são mais saborosas, nutritivos e produzidos com menor impacto ambiental

Saúde
Publicado em: 01/10/2018

Em razão do uso de técnicas de produção agrícola, envolvendo estufas, sementes modificadas e maior aplicação de pesticidas e fertilizantes, uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados brasileiros durante o ano todo.

Contudo, cada alimento tem um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolver e florescer. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte. Isso acontece porque, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros estados, correndo o risco de estragarem durante o percurso.

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de outubro, na Região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores:

Frutas Legumes Hortaliças
Abacaxi Abóbora Acelga
Acerola Batata Alcachofra
Amora Beterraba Alface
Banana Nabo Alho- poro
Caju Pepino Aspargos
Jabuticaba Pimentão amarelo Brócolis
Mamão Rabanete Catalonha
Manga Tomate Cebolinha
Melancia Couve de bruxelas
Melão Couve-manteiga
Pêssego Erva-doce
Pitanga Mostarda
Repolho
Rúcula

Fonte: Akatu