Governo fará revisão geral das áreas de proteção ambiental do Brasil

Ministro acredita que algumas unidades “foram criadas sem nenhum critério”
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 13/05/2019

Uma entrevista concedida pelo líder do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Estadão, deixou vários ambientalistas e outros setores relacionados ao meio ambiente assustados. Na última sexta-feira (10), o comandante da pasta disse que faria uma revisão geral das unidades de conservação do Brasil. Segundo ele, o estudo “foi criado sem nenhum tipo de critério técnico”.

Salles acredita que agricultura, pecuária, mineração, pesca e extrativismo podem ocorrer dentro de algumas áreas classificadas como unidades de proteção integral (Gilberto Soares/Ministério do Meio Ambiente)
Salles acredita que agricultura, pecuária, mineração, pesca e extrativismo podem ocorrer dentro de algumas áreas classificadas como unidades de proteção integral (Gilberto Soares/Ministério do Meio Ambiente)

Ao todo, 334 áreas se enquadram nas unidades de conservação do país. Isso significa 9,1% do território nacional e 24,4% da faixa marinha. Elas estão distribuídas em 12 categorias, sendo cinco de proteção integral (regras mais rígidas de acesso e utilização) e sete de uso sustentável (mais maleável quanto ao manuseio).

“Vamos criar um grupo de trabalho para analisar o processo de criação e categorização de todas as unidades de conservação federais”, declarou na entrevista.

Ainda de acordo com Salles, nos últimos 13 anos, quase 190 unidades de conservação teriam sido criadas pelos mandatos do Partido dos Trabalhadores (de Lula, de 2006 a 2010, e de Dilma Rousseff, de 2010 a 2014 e 2014 a 2016) “sem nenhum tipo de critério técnico. Elas acumulam passivos de indenização e conflitos fundiários. Vamos acabar com isso”, pontuou o ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

As 12 categorias de preservação:

Estação ecológica

Reserva biológica

Parque nacional

Monumento natural

Refúgio de vida silvestre

Área de proteção ambiental (APA)

Área de relevante interesse ecológico

Floresta nacional

Reserva extrativista

Reserva de fauna

Reserva de desenvolvimento sustentável

Reserva particular do patrimônio natural


Postar comentário