Prêmio Hugo Werneck homenageará Mauricio de Sousa

Cartunista será condecorado por sua atuação em promover a sustentabilidade e a educação ambiental entre crianças e jovens

Inspiração
Publicado em: 06/07/2018

O desenhista, cartunista e criador da Turma da Mônica Mauricio de Sousa será o grande homenageado na cerimônia de entrega dos troféus do “IX Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, a solenidade ocorrerá no dia 20 de novembro no espaço de eventos da UnimedBH.

Nascido em Santa Isabel (SP), no dia 27 de outubro de 1935, Mauricio teve seu primeiro contato com a natureza ainda na infância, quando morou em Mogi das Cruzes. Adorava tomar banho de rio, desenhar e rabiscar cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para comerciantes da região. Aos 19 anos, mudou-se para a capital paulista e iniciou sua carreira como cartunista.

Tendo o meio ambiente como inspiração, abordar a sustentabilidade nas revistas, vídeos e livros que edita para crianças e jovens foi um caminho natural para ele, desde 16 anos antes da realização da ECO-92 no Brasil, a trajetória da criação do personagem Chico Bento, o cartunista vem defendendo a bandeira da sustentabilidade.

“A vocação para ensinar, orientar e informar, sempre de forma leve, ecológica e bem-humorada, colocou Mauricio de Sousa entre os mais admirados escritores e desenhistas do país e do mundo. Nada mais justo que Mauricio receba essa homenagem. Por meio de seu trabalho, ele contribui diariamente para que leitores despertem sua consciência ambiental e ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando amorosamente a natureza que nos cerca e protege”, segundo o jornalista e ambientalista Hiram Firmino, coordenador do “Prêmio Hugo Werneck”, a ideia do Chico Bento que cresce, estuda e forma em Agronomia para ajudar seus pais no meio rural.


Sobre o Prêmio

As inscrições e indicações à edição 2018 do prêmio já estão abertas e são gratuitas. Elas devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.premiohugowerneck.com.br, através do preenchimento completo do “Formulário de Inscrição” ou do “Formulário de Indicação”. Se você ou sua empresa desenvolvem um projeto ou iniciativa própria que atendam aos critérios do regulamento e cumpram a legislação socioambiental, não fique de fora: mostre seu exemplo para o Brasil e o mundo. As inscrições e indicações serão encerradas às 23h59 de 17 de agosto próximo. Participe!

Categorias

1. Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora ou Fauna)

2. Melhor Exemplo em Educação Ambiental

3. Melhor Exemplo em Mobilização Social

4. Melhor Exemplo em Resíduos Sólidos

5. Destaque Municipal

6. Destaque Estadual

7. Destaque Nacional

8. Melhor Empresa

9. Melhor Empresário

10. Melhor Político

11. Personalidade do Ano

12. Homenagem do Ano – Mauricio de Sousa e Chico Mendes

Específicas para as empresas patrocinadoras

13. Melhor Parceiro Sustentável

14. Melhor Projeto de Parceiro Sustentável