Noruega rejeita mudanças propostas para o Fundo Amazônia

Noruega não aceita alterações "sem um consentimento do país como um todo"
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 11/07/2019

Seundo o Estadão, o ministro do clima e meio ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, não aceitou a proposta do governo brasileiro que altera a estrutura de gestão do Fundo Amazônia. Em nota oficial, Elvestuen disse que “sob nosso ponto de vista, o Fundo tem funcionado bem até agora e estamos satisfeitos com nosso acordo com o Brasil. Não vemos necessidade de mudar a estrutura de direção do Fundo da Amazônia. Nós enfatizamos que não pode haver mudanças na estrutura de direção do Fundo sem o consentimento da Noruega como parte do acordo”.

Divulgação/Ola Elvestuen
Divulgação/Ola Elvestuen

À Reuters, o ministro norueguês comentou as notícias sobre o crescimento do desmatamento: “Estamos preocupados com os acontecimentos recentes no Brasil e dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia.” Perguntado sobre o Fundo, ele disse que “seria um retrocesso se o Fundo, que tem sido uma inspiração importante para outros países com florestas tropicais, encerrar as atividades. Iniciar uma forma de cooperação com o Brasil que enfraqueça a fundação de nossa parceria não é uma opção”.

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, disse que é preciso “adotar as medidas que forem adequadas para reduzir ainda mais o (desmatamento) ilegal, mas essa melhoria, na nossa opinião, passa por uma melhoria na gestão de recurso”.

Fonte: Climainfo


Postar comentário