Kibe de Abóbora

Originário do Oriente Médio, o kibe é uma comidinha versátil e fácil de se preparar. Além de trigo, hortelã e uns bons temperos, você também pode acrescentar outros ingredientes, como tofu, cenoura… e abóbora!

Fernanda Mann - redacao@revistaecologico.com.br
Segunda sem Carne
Publicado em: 02/07/2018

Originário do Oriente Médio, o kibe é uma comidinha versátil e fácil de se preparar. Além de trigo, hortelã e uns bons temperos, você também pode acrescentar outros ingredientes, como tofu, cenoura… e abóbora! Aprenda, a seguir, a como fazer essa delícia da culinária árabe.

Ingredientes:

(p/ 4 porções)

  • 1 xícara de trigo para kibe
  • 2 xícaras de abóbora bem cozida
  • 1/2 xícara de hortelã picada
  • 1/2 cebola roxa processada
  • Sal e pimenta a gosto
  • Molho de soja e azeite de oliva para pincelar

Modo de preparo

  1. Cozinhe a abóbora cortada em pedaços iguais até que elas estejam quase desmanchando.
  2. Escorra a água e, na panela mesmo, amasse a abóbora ainda quente com um garfo até que vire um purê.
  3. Acrescente o trigo, misture bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos. O trigo vai absorver um pouco da água da abóbora e ficar molinho.
  4. Após os 30 minutos, tempere o kibe com cebola, hortelã, sal e pimenta. Pode provar tranquilamente, para ver se precisa de mais tempero. Não salgue muito, pois há molho de soja na finalização do kibe.
  5. Unte uma travessa com azeite e coloque o kibe nela. Espalhe bem, para que tenha a mesma altura e faça os cortes nos tamanhos desejados antes de ir ao forno. O kibe sem carne fica um pouco mais frágil, então se passar uma faca pelas laterais da travessa e cortar os pedaços antes de assar, fica melhor na hora de servir.
  6. Em um potinho, faça uma mistura de 1 (uma) colher de sopa de molho de soja para 1/2 colher de sopa de azeite. Pincele seu kibe com essa mistura. Vai ficar com uma cor linda!
  7. Leve a travessa ao forno médio pré-aquecido por cerca de 45 minutos ou até que a superfície esteja sequinha.

Bom apetite!

Fonte: Gordelicias