O surpreendente açafrão-da-terra

Uma planta para colorir os olhos, as receitas e que traz saúde, sabor e boas surpresas em sua constituição

Fernanda Mann - redacao@revistaecologico.com.br
Saúde
Publicado em: 21/06/2018

Quem é que não gosta de ganhar flores? E se essas flores, quando perderem as pétalas e até as folhas, em vez de serem descartadas, se tornarem uma incrível opção de tempero para várias receitas deliciosas? O açafrão-da-terra, aquele pozinho amarelo que colore tudo que toca, é um exemplo de planta que além de poder enfeitar seu jardim dá sabor à comida. E ainda tem importantes propriedades medicnais, fortalecendo a saúde.

O açafrão, também conhecido como “curcuma”, disfarça algumas de suas folhas como pétalas, o quem o colhe pode se confundir, assim acontece com o beija-flor. A ideia é essa! Trata-se de uma estratégia para atrair a visita desse lindo polinizador! Supreendente em muitos aspectos, a planta revela a abundância própria da matemática da natureza: quanto mais se colhe, mais se produz. Toda vez que você retirá-lo do solo ou do vaso para colhê-lo, pode voltar com o restante do açafrão que não utilizou para a terra. Para promover sua multiplicação, é só enterrar separadamente alguns pedacinhos.

A parte comestível é, na verdade, um pedaço modificado de seu caule. Parece ser a raiz, por estar enterrado com ela, mas se trata de rizomas, semelhantes a pequenas batatinhas aglutinadas, que devem ser colhidas na época em que suas flores e folhas caem. Imagine que sua planta está em estado vegetativo. Uma espécie de “hibernação” que aguarda o momento adequado para um novo despertar. Nessa época de dormência o açafrão-da-terra envia para os rizomas nutrientes e água, que serão ingeridos, aproveitando-se todas as suas propriedades.

O açafrão funciona também como antioxidante, bactericida, antiinflamatório, é bom para o cérebro e auxilia no emagrecimento. Gosta de sol e solo úmido e vai encantar você. Corra e plante agora!

Você sabia?

O açafrão-da-terra também é conhecido por outros nomes, como açafrão-da-índia, açafroa e gengibre-amarelo.

Classificação científica

Reino: Plantae

Ordem: Zingiberales

Família: Zingiberaceae

Gênero: Curcuma

Espécie: C. longa

Nome binomial: Curcuma longa Linnaeus